Pregação do dia do Senhor
Leitor de Sermão: Pb. Clécio Nunes.
Domingo, 28 de Agosto de 2011.
Texto: Apocalipse 3.7-13
Introdução
A Mensagem de Cristo as igrejas da Ásia é uma demonstração do grande amor de Deus para com todos os santos destas igrejas. A igreja de Filadélfia era um contraste de suas igrejas visinhas. Pelo contrario encontramos um consolo de Cristo pela fidelidade a está igreja.
No ano 90 de nossa era, antes desta carta ser escrita, havia uma outra carta que circulava não escrita pelo apostolo João. Certamente ela não tinha o sentimento da doutrina ensinada pelo nosso Senhor Jesus Cristo. E sim pelo rabino Judeu.
Ela era uma oração á Deus e fazia referência a cristãos. Se você fosse um crente da igreja de Filadélfia você faria orações uns pelos outros. Mas está carta ensinava o seguinte: (eles oravam para que os apostatas, hereges e cristãos pereçam em um único momento que eles sejam arrancados do livro da vida, que eles não sejam tidos entre os justos ). Que esta palavra de louvor, tu que humilhas o insolente.
Isso da uma idéia de como a sinagoga Judaica enxergava a igreja de Filadélfia.
Eles tinham a mesma escritura, mas enxergavam com olhos diferentes. Esse mesmo espírito continuou no segundo século.
Um dos pais da igreja chamado Inácio, referindo-se aos judeus que atacavam a igreja de Filadélfia, disse: se alguém prega o Deus único, a lei e os profetas, mas nega que Cristo é o filho de Deus, ele é mentiroso, o pai dele é o diabo e o principal ele é um falsamente que se intitula judeu.
Inácio começou a instruir a igreja por que ela foi contaminada por alguns destes ensinos trazidos pelos judeus.
E a pior parte foi que o judaísmo, ou seja, a sinagoga de satanás, o judaísmo tentando entrar de uma vez por todas dentro da igreja.
Um dos temas dominantes sobre as sete igrejas da Ásia é o assalto teológico sobre o povo de Deus.
Amados eram cristãos sofrendo pela sociedade corrupta é imoral, mas o que mais os incomodavam eram doutrinas falsas ensinadas entre eles. Como é que eles iriam sobreviver sobre tantos ensinos heréticos, talvez vocês estejam fazendo à mesma pergunta. Por causa da firmeza doutrinaria que eles professavam alguns perderam as suas vidas.
Por causa da sua maneira de viver eles perderam muitas coisas, vidas, amizades. Até por causa do modo de viverem dignamente perderam os seus empregos. No verso 7 de um modo geral, Jesus, os conforta-os aos manterem as suas vidas intactas e providenciar o necessário para eles. Mesmo a sociedade os rejeitando-os, expulsando dos vossos empregos Cristo promulgava abrindo portas onde não existia para manterem as suas vidas.
A tentativa de fazê-los imorais estava permeando a todos em sua volta. Alguns até diziam que eles seriam iluminados se participassem de algumas imoralidades, lembramos bem desse fato quando o diabo disse a Jesus o convidando-o para participar de toda a sorte de imoralidades e idolatrias quan- do disse em Mt 4. 8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. 9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Crentes que haviam sidos judeus seriam excomungados das sinagogas, e seriam consideradas estranhas pelos próprios familiares. Eles eram privados da própria sociedade por não adorarem ao imperador. Será que eles pensaram como nós sobreviveremos?
Como é que as coisas andam em termos de ruim em alguns paises do mundo? Algumas igrejas na Ásia central, América do sul e na África, estão sofrendo uma oposição tremenda e intensa como eles passaram.
Está carta de Cristo foi para eles, assim como é para nós, vejamos o que aprendemos aqui:
(1) O Senhor Jesus preserva a sua querida e amada igreja, se formos sinceros essa igreja não teria conseguido sobreviver até o segundo século.
Eles certamente não teriam conseguido sobreviver até o século 21. Mesmo assim o Senhor Jesus não os exitou de fazerem discípulos pelo o mundo a fora. Eles não deveriam fazer isso pela espada ou manipulação de uma ditadura política, eles simplesmente tinham que vivenciar o evangelho.
E ele prometeu abrir uma porta para esse evangelho, então, farei uma pergunta: como é que Jesus preserva a sua igreja? Observem aqui está porta que está no texto, o que você com um a porta? Abre ou fecha, ou simplesmente deixa-a fechada.
As portas aqui estão debaixo da poderosa mão soberana de Jesus. Mesmo no meio de grande oposição o Senhor mantém a sua igreja. Qual é o atributo no antigo testamento referente ao Senhor? Santo, santo, é o Senhor.
Jesus quando começar a agir ninguém poderá dete-lo. Jesus tranca o reino para aqueles que não recebem a sua palavra (Mt 11.27), pelo contrario a sua igreja ele destranca a porta para aqueles que ele redimiu. O evangelho é a estrada que conduz pecadores aos céus.
A 2º implicação desta porta aberta:
Jesus diz: conheço as tuas obras, eis que ponho diante de ti uma porta aberta que ninguém pode fechar. Isto implica em duas coisas que são:
(1). Tem haver com o relacionamento vertical. O evangelho é o caminho para se entrar no reino, então, Jesus que tem a chave do reino exercitou esse abrir do reino com a sua morte e ressurreição. Ele cumpriu a lei pelo homem para dar-lhe justiça, e na cruz ele carregou sobre si o juízo de Deus.
O que aconteceu quando ele morreu? O véu do templo se rasgou de cima a baixo, foi aberto o caminho para o pai, é um aporta aberta. Eu coloquei uma porta aberta, e ela continua aberta, ele está levando-a a igreja a uma nova vida e ninguém pode fecha a salvação diante de vocês.
(2) O Relacionamento horizontal. Jesus estava abrindo uma porta na pequena igreja de Filadélfia. Alguma conhecidencia com a nossa?
No relacionamento horizontal, vemos Deus trabalhar com pequenas coisas, o apostolo Paulo quando foi pregar em tiatira a algumas pessoas ouviam o evangelho, mas somente Lídia recebeu a palavra. A porta abriu-se diante dela. Em atos 13.48 muitos escutaram a pregação do apostolo, mas somente alguns aceitaram com bom grado, a porta abriu-se diante deles.
O verso 8 diz: 8 Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.
Tendo pouca força: a igreja não possuía força para realizar grandes feitos, mas era obediente a palavra de Deus. Sabe qual é um dos grandes defeitos da igreja contemporânea? É achar que temos grande poder e fazer grandes coisas para realizar para Deus. Deus trabalha com gente franca. Pois cristo é a nossa força.
Vamos ler: 9. Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.
Vocês se lembram que no antigo testamento os profetas previram que muitas nações viriam a Israel, se curvariam diante deles, traziam presentes e confessariam que Deus é Deus. Por exemplo, Isaias 43.45; e em Isaias 42. Israel é desafiado a ser luz para os gentios. E em Isaias 44. Ele foi chamado para serem testemunhas do Senhor. E Israel étnica havia rejeitado Jesus como o seu messias.
Então, os autores do novo testamento declaram que a igreja é o novo Israel
De Deus. Rm 2. 28 Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. 29 Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.
A igreja fica no lugar dos judeus por causa de sua incredulidade. O que está acontecendo no verso 9? Há uma ironia da providencia divina, o que os judeus esperavam dos gentios agora os judeus tem que fazer para essa igreja gentílica. Jesus disse que eles viriam e se prostrariam diante deles.
Jesus os chama no ver 9. de sinagoga de Satanás. O que significa isto para o apostolo? Todo aquele que se declara servo de Deus exteriormente, mas não pratica a verdade da santa lei do Senhor é taxada de servo do diabo. Em ( JOÃO 8.44 ) disse o Senhor: vós sois do diabo, que é o vosso pai, e quereis satisfazer-lhes os desejos. Ele foi homicida desde o principio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, por que é mentirosa e pai da mentira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário