Pregação do dia do Senhor
Texto (João 3. 1-16)
Leitor do Sermão: Presbítero Clécio Nunes.
25 de Setembro de 2011
Introdução
Amados do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo. A revelação escrita no relato do evangelho de João é a pura instrução do mestre Jesus para outro mestre, Nicodemos. Acerca do nascimento interior dos filhos da aliança. Jesus mostra como a mente do ser humano é tão frágil e limitada para compreender certos assuntos do reino de Deus. Porque a mente humana não pode entender esses assuntos? Mesmo estudando profundamente eles não conseguem entender. Jesus responde com um enfático não! Não podem compreender assuntos espirituais sendo-vos carnais, a carne só entende de carne e não do interior (espírito), pois todos os homens estão mergulhados no lamaçal de pecados e mortos (Ef 2.1), mas quando passamos para o mundo divino todas estas coisas são reveladas ao nosso coração. Fomos transformados e regenerados para uma viva esperança por causa dos méritos de Cristo na cruz ( Rm 5.18-19 ).
1 E Havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Quem eram os farizeus? Era uma classe de pessoas altamente instruídas na lei do Senhor. Muitos dos farizeus eram interpretes da lei e por isso ganhavam respeito da população Judaica. Pois naquela época a nação ainda respirava como uma nação religiosa voltada para Deus. Nicodemos era um dos principais mestres da lei do Senhor, e era muito carismático e respeitado por seu conhecimento e temor ao Senhor.
2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
2.1. mesmo estando morto espiritualmente, Nicodemos entendia que Deus capacitava com todos os seus dons necessários para executar o seu ministério terreno. A vida de Jesus foi confrontada com a escritura, pois tudo o que Jesus falava e vivia estava diretamente de acordo com as escrituras. Outro mestre da lei chamado de Gamaliel tinha a mesma visão a respeito de Jesus e seus seguidores ele disse: João 6. 34 Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos;
35 E disse-lhes: Homens israelitas acautelem-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens, 36 Porque antes destes dias.
-01-
Levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada. 37 Depois deste levantou-se Judas, o Galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos. 38 E agora vos digo: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará 39 Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus.
Pelo entendimento e temor da lei do Senhor, homens conseguiam compreender parte do plano de Deus. Pois, o livro dos salmos e uma grande parte dos profetas revelavam o caráter e obra do messias.
3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
3.1. aquele que não nascer de novo.
Quero falar sobre o novo nascimento de um ser humano no reino de Deus. Existe uma doutrina errada que ensina que o homem mergulhado no lamaçal de pecados pode nascer de novo quando ele quiser. Mas não devemos olhar para ensinamentos de homens, pois os mesmos erram nas suas interpretações. Devemos fazer observando o princípio das escrituras, pois ela não pode falhar.
No novo nascimento, Deus age no âmago, no ponto, mas fundamental do ser humano. Isto significa que não pode haver preparação ou disposição precedente por parte do pecador que solicite ou contribua para a nova vida que lhe é dada por Deus.
Por que o ser humano não tem condições de buscar ou pedir a Deus a sua oportunidade de serem salvos? Temos que olhar para dois ângulos que são:
a) A Vontade e a liberdade dos homens para isto.
A vontade para querer a Deus, a escritura diz que os homens não as tem. Vejamos que o pecado fez com os seres humanos, em Rm 3. 9
Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; 10 Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.11 Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
Por que é que eles não buscam a Deus? Por que todos os seres humanos são inimigos mortais de Deus. O pior é que eles não sabem disto, cada vez que nós pecamos nos tornamos inimigos de Deus.
Quando o apostolo Paulo escreve a igreja de Roma, 8. 7 Porquanto a inclinação da carne ( isto é quando fazemos coisas contraria a vontade de Deus ) é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
02
É por isso que os seres humanos que estão na pratica da desobediência não podem servir a Deus;
b) A Liberdade para escolher, também eles não possuem, pois Deus retirou-o deles, no inicio da desobediência pelos nossos pais federais Adão e Eva, Deus cancelou a liberdade dos homens se aproximarem dele (Gn 3. 22 ) Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,23 O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.24 E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.
Aqui é a prefiguração do afastamento de Deus dos homens, é Deus que sempre se afasta dos homens e nunca que os homens se afastam de Deus.
Depois que Adão quebrou a comunhão com Deus, todos os seres humanos foram proibidos ou indispostos para retornarem á Deus. O profeta
Jeremias diz: 10.23 eu sei, o Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, e nem ao que caminha o dirigir os seus passos. Provérbios 16.9 o coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os seus passos.
O novo testamento essa idéia é também aceitável. O nascimento é necessário por que todos os descendentes de Adão e Eva herdaram o pecado e são moralmente incapazes de entender, amar e aceitar ao Senhor. No evangelho de João 6. 44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
João 8. 43 Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.
Tantos nos versos 43 e 44 Jesus não proíbe de ninguém ir até ele, ou de aceitá-lo, mas está afirmando que ninguém tem capacidade moral de ir até ele.
O próprio Jesus diz: que primeiro o homem nasce para depois ver o reino de Deus; o que significa isto? Deus na sua soberania criativa quebra alguns princípios da natureza do homem, que são:
a) regenera a alma contaminada pelo pecado. Dando-a vida nela; (Ef 2.1) diz: estando vos mortos, Cristo vos deu vida...
Deus primeiramente dar vida a alma do homem, que chamamos de novo nascimento. Mesmo sem ele ter confessado o Jesus.
Depois ele concede o conhecimento da vida de Jesus e sua doutrina, para que o mesmo possa confessar que ama a Cristo e nunca antes de conhecer a Cristo. Porque que ele não pode confessar a Cristo antes do novo nascimento? É irracional Deus não quebra essa regra da natureza humana como ele faz com algumas regras!
Como eu posso concordar, aceitar e amar alguma coisa ou alguém sem conhecer está pessoa? Simplesmente o nosso corpo segue uma cadeia de princípios mentias e do coração, a mente recebe informações por dois canais que são: ouvido e olho. E são registrados no maior gerador do ser humano o nosso coração. Só depois, que é processado pela mente e levado ao coração que o ser humano dar uma resposta das suas ações e desejos, mas íntimos. Será que isto biblicamente é verdade? No livro de Atos 8. 30 E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? 31 E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
32 E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que a tosquia, Assim não abriu a sua boca. 33 Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra. 34 E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro? 35 Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou o Jesus. 36 E,indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
Observamos nesta passagem que foi necessário pregar ou ensinar primeiramente, para depois ele crer e confessar a Cristo. Foi isto que Jesus ensinou a Nicodemos quando disse: é necessário primeiramente nascer para depois ver o reino. Ver é entender, a palavra olho ou visão em grego é “ oftal” que significa nem sempre ao membro do corpo o próprio olho, mas ao entendimento de certos assuntos. Paulo quando fala sobre isto ele diz em 2 Co 4.4 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Só podemos ver as coisas do reino de Deus se o próprio Deus nos mostrar Mt 11. 25 Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.26 Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
O pastor Kenneth pregou a semana passada sobre a condição do homem diante de Deus no salmo 51, Que sendo pecador, não possui livre-arbítrio para escolher as coisas do Senhor. Pois o pecado que estar na humanidade não o permite.
O apostolo João não era arminiano, no conceito de quem pode ir até Jesus, mas ele é totalmente calvinista, pois depende exclusivamente de Jesus para qualquer ação de mover-se para Cristo (Fp 2.13) diz: 13 Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
O ser humano não nasce espiritualmente por que deseja, mas sim, por que é ordenado pela eleição (At. 13. 47-48). 47 Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, A fim de que sejas para salvação até os confins da terra.48 E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.
O que é a eleição de Deus? Deus na sua soberania elege homens e mulheres para crerem em Cristo.
5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
5.1 aquele que não nascer da água e do Espírito;
Isto mostra que o verdadeiro nascimento nunca parte do ser humano, pecador, pois a sua vontade é totalmente contraria a vontade de Deus ( Rm 8. 7-8 ) 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Nunca que ele vai querer por si mesmo se aproximar de Deus, pois o seu desejo, mas intimo é correr da presença do Senhor Rm 3.10 Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. 11 Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
Mas o que significa nascer da água e do Espírito? É quando Deus derrama o seu Espírito sobre a sua igreja. É quando ele converte o pecador, é quando regenera a alma do pecador para a vida.
14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importam que o Filho do homem seja levantado;
Falaremos desse ato de Moises nesta noite, para que possamos observar a serpente e encontrar a promessa verdadeira, aquele que for mordido, olhando para a serpente de metal, viverá..
Pode ser que em Vs já tenha olhado alguma vez, produza um beneficio renovado, enquanto alguns que nunca o fizeram podem contemplar o salvador erguido e, podem ser salvos do veneno da serpente, desse veneno mortal de pecados que se infiltra em vossas almas. Que o Senhor possa fazer essa palavra eficaz para o seu misericordioso fim.
O texto diz: Nm 21. 9 E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.
Notemos que as serpentes venenosas, antes de tudo, chegaram até ao meio do povo por que eles tinham desprezado o caminho e o alimento do Senhor.
O povo ficava cada vez mais desencorajado por causa do caminho. Esse era o caminho de Deus – ele o havia escolhido para eles, e ele havia escolhido em sabedoria e misericórdia. Porem eles murmuravam. Ex: Deus odeia incrédulos, ímpios e cristãos que andam reclamando e murmurando...
Que salário pequeno, não dá pra nada! Que marido miserável é esse que Deus me deu! Que esposa é essa que Deus foi me arranjar! Que comida, mas ruim é essa, não tem uma melhor? E continuamos a murmurar todos os dias em nossas vidas. Eu digo a todos vocês parem de murmurarem.
Cada passo de sua jornada fora guiado com retidão, também. Mas não, eles desprezaram o caminho de Deus e quiseram seguir os seus próprios caminhos. Essa é uma das maiores idiotices dos seres humanos, não se contentar em esperar o caminho do Senhor e prosseguir nele – preferir um desejo e seguir nele.
O povo ainda reclamou do alimento que Deus providenciou. Ele os deu a melhor parte, pois o homem comeu a comida dos anjos, Sl 78.25. Mas se ao maná como um titulo ultrajante. E disseram eles “e a nossa alma tem fastio desse pão tão vil” Nm 21.5. é uns miseráveis.
Achando eles que era uma comida não substancial e que só serveria para inchá-los, já que era de fácil digestão e não produziria neles o aquecimento e a tendência de se procriar doenças. E eles reclamaram do alimento que Deus tinha providenciado para eles.
Outra tolice dos servos de Deus é quando eles se recusam de se alimentarem da palavra de Deus e de acreditar na sua veracidade. O homem deseja o alimento pecaminoso da razão carnal, o olho das tradições supersticiosas e o pepino das especulações! Ele não pode se humilhar e nem acreditar na palavra de Deus e aceitar uma verdade tão simples.
Muitos exigem algo, mas fundo que o divino, mas profundo que o infinito, mas liberal que a graça. Eles discutem o caminho e o alimento de Deus e, então as serpentes venenosas da luxuria, orgulho e pecado chegam até eles. Mesma conversa teve Paulo em 2 TES. 2. 7
Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; 8 E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;
9 A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,10 E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.
11 E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;12 Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.
Aqueles que relutam contra a doutrina do Senhor tenham muito cuidado para não se verem lutando contra Deus.
Por que foi que Deus levantou a serpente de bronze no meio do povo? Foi o fato de elas terem picado o povo. O que exigiu a provisão de um remédio: e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia. As únicas pessoas que provaram do beneficio foram as que foram picadas.
A noção comum dos arminianos é que a salvação é para as pessoas boas, as que lutam contra as tentações e para os que estão espiritualmente sadios. Mas é diferente do ensinamento de Deus! O remédio é para os doentes, para os pecadores e nunca para os que estão bons de saúde.
O remédio de Cristo é exclusivamente para quem é culpado, transgressor, rebelde e miserável.
Para os homens picados pela serpente ardente que a serpente de bronze foi erguida e é para os homens realmente envenenados pelo pecado que Jesus é pregado. Jesus morreu por aqueles que estão completamente desesperados por aqueles que não podem pensar retamente, por aqueles que sua mente é sacudida de cima a baixo, por que já está condenado, por esses foi quem Jesus morreu na cruz.
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
1º Porque Deus amou o mundo.
Antes de começar, bem sei que foi implantado na mente de todos os seres humanos que Deus ama a todos e quer salvar á todos. Eu sei, pois, também fui domesticado com essa idéia e não instruído.
Isso é uma filosofia arminiana camuflada de catolicismo romano. Mas eu quero mostra o que diz a Escritura, vocês me permitem?
Porque Deus amou o mundo!
- de fato, o texto está correto quando diz isso! Deus amou o mundo ao dar a ele o ser mais precioso ao mundo. Mais que tipo de mundo é esse relato no capitulo 3?
Existem três tipos de mundo no novo testamento. Não pode ser o aion, não pode ser o oikomene e sim o kosmos. Então, o que é ou quem é este mundo? São simplesmente pessoas. Mas será que todas as pessoas que habitam no mundo? Não, não podem ser todas as pessoas, porque não podem ser?
1º Preposição: se Jesus morreu para salvar a todos, então todos receberam o seu sangue na sua morte. Isto significa que todos os seres humanos foram mergulhados e lavados no seu sangue e todos automaticamente estão salvos. Porque estão salvos? Cristo morreu por todos (Hb 9. 12 ) Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.13 Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,14 Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
Se isso for verdade então todos estão salvos, mas isto não é verdade, pois o inferno está cheio de pecadores que supostamente foram salvos por Cristo.
2º preposição: seriam talvez todos os que foram chamados pela soberana graça e misericórdia de Cristo Jesus e instrumentalidade e poder do Santo Espírito de Deus.
Em Rm 5. 18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
Observamos neste texto que tanto a condenação veio para todos, como a salvação para todos, não é assim? De fato, todos foram condenados em Adão por causa do seu pecado e todos foram salvos em Cristo! Mas não é todos os seres humanos espalhados pelo mundo, mas todos os que foram ligados em Cristo Jesus pela sua morte ( Rm 8. 1 ) PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Foram estes que receberam os benefícios de sua morte e não todos os seres humanos. No evangelho de João 17. 9 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
O mundo é totalmente afastado das orações de Jesus, mas todos aqueles que foram chamados por Deus são guardados para a bendita e eterna salvação.
3º Preposição: Se Jesus morreu por todos, o evangelho tem estado no mundo desde os tempos de Cristo. Contudo , nações inteiras tem vivido sem qualquer conhecimento dele. Mas o que me dizer daqueles que nunca ouviram o evangelho, se o objetivo da morte de Cristo era salvar todos os homens, sob a condição de que eles cressem então o evangelho deveria ter sido anunciado a todos os homens.
Se Deus não providenciou para que todos os homens ouvissem o evangelho, então, deveria ser possível que todos os homens fossem salvos sem fé e sem conhecimento do evangelho.
Será que Deus no intimo do seu caráter faria isso com os seres humanos? Isso seria como se um médico dissesse que tem um remédio que curaria a doença de todos e, no entanto, escondesse deliberadamente tal conhecimento da população. Poderíamos realmente argumentar, nesse caso, o que esse médico pretendia, genuinamente, curar a doença de todos?
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
_ para ser ligado em Cristo temos que de fato crer! Mas surge outro problema para os pecadores envolvidos em seus pecados, de onde vem a fé para que eu possa crer? Sabemos que não pode vir de um coração contaminado e exposto ao pecado, então, se não vem de nós de onde vem? Exclusivamente de Cristo. Ai surge outro problema, será que Cristo concede a qualquer um? Paulo diz um enfático não! Mas, somente para os que foram predestinados, escolhidos ou separados para o Senhor. Tt 1. 1 PAULO, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,
A fé não pode ser de todos, pois Cristo comprou esse direito, pois a fé não é de todos ( 2 Tes 3. 2 ) 2 E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.
Essa mesma fé é doada para os que Cristo escolheu, pois está mesma fé é doada pela graça de Deus e os homens não podem fazer qualquer coisa para recebe-la ( Ef 2. 8 -9)
8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Não pereça, mas tenha a vida eterna.
Muitos pregam estas palavras, mas será que estão pregando Cristo? Ou pregando denominações? A palavra diz não pereça, mas tenha vida eterna. Depois que Jesus me livra do poder do pecado, ele me transporta para um nível superior, que a bíblia chama de eternidade. O dicionário da língua portuguesa ou da língua grega estão em conformidade com este conceito da palavra que é “algo sem fim, duradouro. Para sempre”.
Então, como pode ser possível ter Cristo e ao mesmo tempo perder a salvação! Se o próprio Cristo disse varias vezes nas escrituras que isso é uma mentira.
João 10. 10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
O texto grego fala que ninguém poderá tirar os santos da comunhão com, e nem mesmos os santos tem permissão de deixarem a Cristo. Essa visão se encaixa quando o profeta Jeremias fala lá atraz quando diz: eu sei o Senhor que não cabe ao homem determinar o seu caminho...
Paulo quando chega a Roma encontra o mesmo conceito arminiano sobre salvação, os romanos como os gregos não acreditavam na vida eterna, Paulo diz: Rm 8. 33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
1 EM Cristo digo a verdade, não minto
Nenhum comentário:
Postar um comentário